IDADE MÉDIA POR UMA FÉ RACIOCINADA: UMA LEITURA EM SANTO AGOSTINHO E SÃO TOMÁS DE AQUINO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v2i7.582Resumo
RESUMO: Este artigo discute a relação entre fé e razão na Idade Média. Injustamente acusada de obscurantismo no campo da intelectualidade, a Idade Média foi um tempo efervescência cultural e de profundas reflexões filosóficas. Os teóricos da igreja Católica, especialmente Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, realizaram um importante trabalho de pesquisa no intuito de compreender as questões da fé sob o crivo da racionalidade. Fundamentados em Platão e Aristóteles respectivamente, ressignificaram e reconduziram os conceitos e idéias da filosofia platônica e aristotélica para entendimento das verdades divinas. Trabalho que marcou significativamente a história do cristianismo ocidental e a filosofia medieval. DOI: 10.5216/rir.v2i7.582Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-03-26
Como Citar
SALES, Aline de Fátima. IDADE MÉDIA POR UMA FÉ RACIOCINADA: UMA LEITURA EM SANTO AGOSTINHO E SÃO TOMÁS DE AQUINO. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 5, n. 2, 2010. DOI: 10.5216/rir.v2i7.582. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20388. Acesso em: 12 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.