CAPITALISMO DEPENDENTE E AS MAZELAS ATRIBUÍDAS À EDUCAÇÃO BRASILEIRA.

Autores

  • Halline Mariana Silva FE/UFG
  • Suely dos Santos Silva
  • Amone Inácia Alves

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v1i8.1009

Palavras-chave:

capitalismo dependente, ensino brasileiro, Revolução burguesa brasileira e educação

Resumo

O presente artigo discutirá a questão educacional brasileira, inserida em um contexto maior do capitalismo dependente e periférico, utilizando como enfoque básico o pensamento de Florestan Fernandes. O centro de sua análise foi pensá-la em termos de formação da classe trabalhadora, com qualidade e acessível, visando possibilitar a construção de uma sociedade democrática e livre.

 

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Biografia do Autor

Halline Mariana Silva, FE/UFG

Pedagoga, especialista em Educação Infantil, mestre em Educação, ambos pela UFG. Pesquisadora da CAPES.

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Publicado

2010-09-02

Como Citar

SILVA, Halline Mariana; DOS SANTOS SILVA, Suely; INÁCIA ALVES, Amone. CAPITALISMO DEPENDENTE E AS MAZELAS ATRIBUÍDAS À EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 6, n. 1, 2010. DOI: 10.5216/rir.v1i8.1009. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20371. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres