ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: UMA REFLEXÃO SOBRE SUAS CONTRIBUIÇÕES E SEUS DESAFIOS, CONSIDERANDO A DIVERSIDADE E A INCLUSÃO.
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v2i11.1229Palavras-chave:
Palavras-chave, Educação. Tempo Integral. Diversidade. Inclusão.Resumo
No Brasil, o Projeto Escola Pública Integrada está sendo implantado gradativamente, com duas características principais: ampliação do tempo de permanência do educando na escola e a busca pela educação integral. Pensando em termos de uma política pública de educação, a concepção de educação integral, conforme proposta nos documentos governamentais existentes, trás consigo oportunidades complementares de formação, prometendo inovações e enriquecimento curricular, através de uma perspectiva crítico emancipadora, que possibilita aos seus sujeitos refletir e agir rumo a melhorias significativas da qualidade de vida. Pretende-se analisar neste trabalho a concepção de educação integral do mencionado Projeto Escola Pública Integrada. De acordo com esta finalidade, decidiu-se buscar, na bibliografia educacional, questões relacionadas à educação integral conforme a perspectiva pragmatista, por ser esta a primeira proposta de educação integral e, até o momento, a mais presente e influente na prática educacional brasileira. Essa concepção teórica pragmatista, de cunho liberal, que propõe a adaptação das pessoas ao sistema social em vigor, concebe a educação integral como possibilidade de formação humana, enfatizando o desenvolvimento completo, considerando as capacidades físicas, intelectuais, emocionais, sociais, obtidos neste caso, através da ampliação do tempo de permanência do aluno na escola. Os especialistas concordam que implantar a educação integral no país exige mudanças estruturais, tanto na dimensão física quanto na área administrativa e pedagógica e, consequentemente, transformação das posturas dos envolvidos neste processo educativo. É oportuno pensar nas bases histórico-metodológicas dessa forma de educação emergente, dando suporte para que novas produções teórico - práticas possam ser efetuadas, contribuindo para essa área de estudos. É neste sentido que essa reflexão sobre a escola e a educação integral não se caracteriza como uma fomentação em prol do modismo, termo tão criticado no meio educacional. Com base na pesquisa documental e bibliográfica objetivou-se refletir sobre os pontos congruentes e incongruentes que perpassam essas três instâncias: Escola de tempo integral, diversidade e formação humana e sistema vigente.
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