AULA DIFERENCIADA: MANUAL PEDAGÓGICO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v2i11.1185Palavras-chave:
Ensino de ciências – Aula diferenciada – Manual pedagógicoResumo
Antes o cenário escolar era dominado pelo ensino tradicional, mesmo já existindo esforços de renovação. Com a influência do movimento Escola Nova, foram surgindo novas propostas para a renovação do ensino de Ciências. As variações de modalidades didáticas podem ampliar possibilidades de aprendizagem no ensino de ciências, pois pode atrair e interessar os alunos, atendendo às suas diferenças individuais. De acordo com Krasilchik (2008), qualquer curso deve incluir uma diversidade de modalidades didáticas, pois cada situação exige uma solução própria. Para o professor, quase não existem recursos disponíveis para que ele possa ministrar aulas diferenciadas, o que acaba acarretando em falta de motivação e vontade de aprender dos alunos. O interesse pelo assunto realização deste trabalho surgiu a partir da vivência, durante a realização do estágio supervisionado, da dificuldade dos professores em trabalhar os conteúdos de ciências de forma prática. Foram elaboradas 25 aulas diferenciadas. Através da seleção de conteúdos específicos trabalhados no conteúdo de Ciências do 8o ano do ensino fundamental, foi elaborado um manual pedagógico alternativo online com aulas diferenciadas, de forma a tornar o aprendizado mais motivante e significativo, apresentamos no presente estudo a análise da elaboração e os benefícios do uso deste manual.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-02-22
Como Citar
REZENDE, Sueisla Lopes; REZENDE, Wender Lopes; SILVEIRA ALVES DE MELO, Fabiana Cristina; PINA PAULINO, Valquíria Coelho. AULA DIFERENCIADA: MANUAL PEDAGÓGICO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 7, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/rir.v2i11.1185. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20337. Acesso em: 9 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.