REFLEXÕES SOBRE VIOLÊNCIA DE GÊNERO A PARTIR DO FILME PRECIOSA

Autores

  • Érico Douglas Vieira Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v2i11.1202

Palavras-chave:

Violência, Teorias de Gênero, Preciosa.

Resumo

Através deste trabalho de natureza teórica, fizemos uma análise do filme Preciosa descrevendo os mecanismos de poder presentes nas relações familiares. As teorias feministas de gênero demonstram a construção social dos papéis que encerram homens e mulheres em essências naturalizadas. Esta construção social de gênero fomenta a violência de gênero, termo que amplia as noções de violência doméstica e intrafamiliar.  O filme demonstra que a família nem sempre é o lugar de proteção e afeto e que a relação de suporte e respeito da professora com a protagonista aumentaram as possibilidades existenciais de Preciosa. Além de questionar que a anatomia não é o destino, as teorias de gênero buscam uma transformação das relações de gênero para vínculos mais igualitários na dimensão do poder. Seriam funções políticas da ciência o questionamento dos estereótipos de gênero e a luta para que os direitos humanos não sejam violados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érico Douglas Vieira, Universidade Federal de Goiás

Psicólogo, porfessor do Curso de Psicologia da UFG - Campus Jataí. Especialista em Psicodrama. Mestre em Psicologia. Doutorando em Psicologia.

Downloads

Publicado

2012-02-22

Como Citar

VIEIRA, Érico Douglas. REFLEXÕES SOBRE VIOLÊNCIA DE GÊNERO A PARTIR DO FILME PRECIOSA. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 7, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/rir.v2i11.1202. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20335. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres