CARACTERÍSTICAS FISIOGRÁFICAS E MORFOMÉTRICAS DA MICROBACIA DO CÓRREGO JATAÍ NO MUNICÍPIO DE JATAÍ-GO

Autores/as

  • Regina Maria Lopes Museu Histórico de Jataí
  • Hildeu Ferreira Assunção Universidade Federal de Goiás
  • Iraci Scopel Universidade Federal de Goiás
  • João Batista Pereira Cabral Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i9.25948

Palabras clave:

análise morfométrica, bacia hidrográfica, Córrego Jataí

Resumen

Este artigo consiste na caracterização do tipo de drenagem da microbacia do córrego Jataí situado no município de Jataí-GO, com o objetivo de discutir a aplicação da análise morfométrica e descrever os aspectos fisiográficos das bacias hidrográficas em sistemas de drenagem, como é o caso de áreas rural/urbano com altas taxas de ocupação antrópica. A área de estudo possui uma superfície total de 103,1 km2, com o canal principal medindo 11,47 km. A classe da microbacia em estudo é de 3o ordem, com padrão de drenagem predominante dendrítico. Através dos índices morfométricos descritos, pôde-se concluir que o encaixamento da drenagem está intimamente ligado a feições estruturais e topográficas, indicando que o surgimento de novos canais está interligado a estrutura geológica que exercem o controle sobre a bacia hidrográfica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hildeu Ferreira Assunção, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1990), mestrado em Agronomia (Agrometeorologia) Esalq pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Radiometria e modelagem, atuando principalmente nos seguintes temas: recuperação digital, monitoramento ambiental, pluviometria e energia da biomassa.

Iraci Scopel, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975) , graduação em Licenciatura Plena Em Filosofia pela (1972) , graduação em Licenciatura de Curta Duração Em Ciênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971) , especialização em Metodologia de Ensino Superior pela Universidade Federal de Viçosa (1992) , mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977) , doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1988) e pos-doutorado pela Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (1996) . Atualmente é PROFESSOR ADJUNTO da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Ciência do Solo. Atuando principalmente nos seguintes temas: EROSAO DO SOLO, SENSORIAMENTO REMOTO-GEOPROCESSAMENTO, EQUACAO DE PERDAS DE SOLO.

Cómo citar

LOPES, Regina Maria; ASSUNÇÃO, Hildeu Ferreira; SCOPEL, Iraci; CABRAL, João Batista Pereira. CARACTERÍSTICAS FISIOGRÁFICAS E MORFOMÉTRICAS DA MICROBACIA DO CÓRREGO JATAÍ NO MUNICÍPIO DE JATAÍ-GO. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 9, p. 01–22 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i9.25948. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25948. Acesso em: 4 feb. 2025.

Número

Sección

Artigos