APLICAÇÃO DE UM MAPEAMENTO GEOLÓGICO-AMBIENTAL NA REGIÃO DO ALTO COITÉ – MUNICÍPIO DE POXOREÚ – MT
DOI:
https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i8.25923Palabras clave:
Mapeamento Geológico Ambiental, Alcantilados, Alto Coité, PoxoréuResumen
Este artigo apresenta uma aplicação de um mapeamento geológico ambiental, que foi desenvolvido no Distrito do Alto Coité, no município de Poxoréu, situado na compartimentação geomorfológica conhecida como Planalto dos Alcantilados, na porção Sudeste do Estado de Mato Grosso, em associação com estudos geológicos, geomorfológicos e sócio-econômicos, para ser estabelecida sua divisão em unidades ambientais. Esta região ainda é palco de atividades garimpeiras para a busca de diamantes, o que vem apresentando problemas relacionados com sua qualidade ambiental. Desta forma esse mapeamento foi realizado na escala 1:100.000, através do Projeto de Pesquisa denominado “Estudo das Rochas com Potencial para o Desenvolvimento de Crostas e suas Relações na Elaboração do Relevo nas Áreas das Bacias Hidrográficas do Alto Rio Paraguai, do Rio Juruena e do Rio Teles Pires no Estado de Mato Grosso”. Regionalmente a seqüência estratigráfica está representada por rochas conglomeráticas e areníticas referidas do Carbonífero até o Cretáceo Superior e as Aluviões Recentes, onde predominam cascalhos quartzosos, fragmentos de rochas conglomeráticas e areníticas, areia, silte, argila e opalas. O relevo é variável de ondulado ao de serrania, apresentando variações altimétricas esparsas entre 340 metros a 580 metros, com faces escarpadas e topos aplainados tabuliformes, com vales profundos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2008-07-22
Cómo citar
ROSA, Deocleciano Bittencourt; SOUSA, Romário Rosa de; NASCIMENTO, Lucelma Aparecida; TOLETO, Luiz Gonzaga; LIMA, Paulo Roberto Mezes; OLIVEIRA, Valderiço Alves. APLICAÇÃO DE UM MAPEAMENTO GEOLÓGICO-AMBIENTAL NA REGIÃO DO ALTO COITÉ – MUNICÍPIO DE POXOREÚ – MT. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 8, p. 01–21 pág., 2008. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i8.25923. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25923. Acesso em: 4 feb. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.