APLICAÇÃO DE UM MAPEAMENTO GEOLÓGICO-AMBIENTAL NA REGIÃO DO ALTO COITÉ – MUNICÍPIO DE POXOREÚ – MT

Authors

  • Deocleciano Bittencourt Rosa Universidade Federal de Mato Grosso
  • Romário Rosa de Sousa Universidade Federal de Mato Grosso
  • Lucelma Aparecida Nascimento Universidade Federal de Mato Grosso
  • Luiz Gonzaga Toleto Universidade Federal de Mato Grosso
  • Paulo Roberto Mezes Lima Faculdades Terra-Brasília
  • Valderiço Alves Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i8.25923

Keywords:

Mapeamento Geológico Ambiental, Alcantilados, Alto Coité, Poxoréu

Abstract

Este artigo apresenta uma aplicação de um mapeamento geológico ambiental, que foi desenvolvido no Distrito do Alto Coité, no município de Poxoréu, situado na compartimentação geomorfológica conhecida como Planalto dos Alcantilados, na porção Sudeste do Estado de Mato Grosso, em associação com estudos geológicos, geomorfológicos e sócio-econômicos, para ser estabelecida sua divisão em unidades ambientais. Esta região ainda é palco de atividades garimpeiras para a busca de diamantes, o que vem apresentando problemas relacionados com sua qualidade ambiental. Desta forma esse mapeamento foi realizado na escala 1:100.000, através do Projeto de Pesquisa denominado “Estudo das Rochas com Potencial para o Desenvolvimento de Crostas e suas Relações na Elaboração do Relevo nas Áreas das Bacias Hidrográficas do Alto Rio Paraguai, do Rio Juruena e do Rio Teles Pires no Estado de Mato Grosso”. Regionalmente a seqüência estratigráfica está representada por rochas conglomeráticas e areníticas referidas do Carbonífero até o Cretáceo Superior e as Aluviões Recentes, onde predominam cascalhos quartzosos, fragmentos de rochas conglomeráticas e areníticas, areia, silte, argila e opalas. O relevo é variável de ondulado ao de serrania, apresentando variações altimétricas esparsas entre 340 metros a 580 metros, com faces escarpadas e topos aplainados tabuliformes, com vales profundos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Deocleciano Bittencourt Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui Certificado de Aprovação em disciplinas do Curso de História Natural da UnB (1969-1970). Graduação em Geologia pela Universidade de Brasília (1971), Especialização em Exploração e Valorização dos Recursos Minerais pelo Centre d'Enseignement Supérieur en Exploration et Valorisation des Ressources Minérales - CESEV da Ecole Nationale Supérieure de Géologie Appliquée et de Prospection Minière de Nancy - França (1984). Mestrado - Certificat d'Equivalence du DEA (Diplôme d'Etudes Approfondies)/Master - Ecole Nationale Supérieure de Géologie (1984). Doutorado em Ciências - Opção: Geociências e Matérias Primas - Institut National Polytechnique de Lorraine (1988). Dois Pós-Doutorados em Geologia e Geografia Física realizados na Université Claude Bernard Lyon 1, o primeiro em 2001 (março a junho) e o segundo em 2004/2005 (novembro/2004-novembro 2005). É Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Geografia (Graduação e Pós-Graduação). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia, Geomorfologia, Cartografia Geológica, Geografia Física e Regional e na área das Ciências Ambientais em: Geologia Ambiental, Educação Ambiental e Planejamento Ambiental.

Romário Rosa de Sousa, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2004). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia, Cartografia e Geologia Geral atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia Geográfica, Geomorfologia Ambiental, Cartografia, Ensino, Eprendizagem, Isoietas e Variabilidade Pluviométrica.

Published

2008-07-22

How to Cite

ROSA, Deocleciano Bittencourt; SOUSA, Romário Rosa de; NASCIMENTO, Lucelma Aparecida; TOLETO, Luiz Gonzaga; LIMA, Paulo Roberto Mezes; OLIVEIRA, Valderiço Alves. APLICAÇÃO DE UM MAPEAMENTO GEOLÓGICO-AMBIENTAL NA REGIÃO DO ALTO COITÉ – MUNICÍPIO DE POXOREÚ – MT. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 8, p. 01–21 pág., 2008. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i8.25923. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25923. Acesso em: 4 feb. 2025.

Issue

Section

Artigos