CARACTERÍSTICAS FISIOGRÁFICAS E MORFOMÉTRICAS DA MICROBACIA DO CÓRREGO JATAÍ NO MUNICÍPIO DE JATAÍ-GO

Autores

  • Regina Maria Lopes Museu Histórico de Jataí
  • Hildeu Ferreira Assunção Universidade Federal de Goiás
  • Iraci Scopel Universidade Federal de Goiás
  • João Batista Pereira Cabral Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i9.25948

Palavras-chave:

análise morfométrica, bacia hidrográfica, Córrego Jataí

Resumo

Este artigo consiste na caracterização do tipo de drenagem da microbacia do córrego Jataí situado no município de Jataí-GO, com o objetivo de discutir a aplicação da análise morfométrica e descrever os aspectos fisiográficos das bacias hidrográficas em sistemas de drenagem, como é o caso de áreas rural/urbano com altas taxas de ocupação antrópica. A área de estudo possui uma superfície total de 103,1 km2, com o canal principal medindo 11,47 km. A classe da microbacia em estudo é de 3o ordem, com padrão de drenagem predominante dendrítico. Através dos índices morfométricos descritos, pôde-se concluir que o encaixamento da drenagem está intimamente ligado a feições estruturais e topográficas, indicando que o surgimento de novos canais está interligado a estrutura geológica que exercem o controle sobre a bacia hidrográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hildeu Ferreira Assunção, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1990), mestrado em Agronomia (Agrometeorologia) Esalq pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Radiometria e modelagem, atuando principalmente nos seguintes temas: recuperação digital, monitoramento ambiental, pluviometria e energia da biomassa.

Iraci Scopel, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975) , graduação em Licenciatura Plena Em Filosofia pela (1972) , graduação em Licenciatura de Curta Duração Em Ciênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971) , especialização em Metodologia de Ensino Superior pela Universidade Federal de Viçosa (1992) , mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977) , doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1988) e pos-doutorado pela Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (1996) . Atualmente é PROFESSOR ADJUNTO da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Ciência do Solo. Atuando principalmente nos seguintes temas: EROSAO DO SOLO, SENSORIAMENTO REMOTO-GEOPROCESSAMENTO, EQUACAO DE PERDAS DE SOLO.

Downloads

Como Citar

LOPES, Regina Maria; ASSUNÇÃO, Hildeu Ferreira; SCOPEL, Iraci; CABRAL, João Batista Pereira. CARACTERÍSTICAS FISIOGRÁFICAS E MORFOMÉTRICAS DA MICROBACIA DO CÓRREGO JATAÍ NO MUNICÍPIO DE JATAÍ-GO. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 9, p. 01–22 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i9.25948. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25948. Acesso em: 4 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos