ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SUA RELAÇÃO COM INDICADORES SOCIAIS NO MUNICÍPIO DE CARUARU/PE
Resumo
O acesso universal e equitativo à água potável e segura é um desafio a ser enfrentado pela sociedade. No Brasil, 39,4 milhões de pessoas não têm acesso à água, problema que afeta principalmente as pessoas mais pobres. Nesse sentido, esta pesquisa buscou identificar as áreas mais vulneráveis ao acesso à água no município de Caruaru/PE, relacionando os indicadores sociais e o abastecimento de água. Para isso foi elaborado um Índice de Vulnerabilidade Hidrossocial (IVHS) constituído de três variáveis: Número de dias com água no período seco (Média do grupo), Pessoas não alfabetizadas (Média do grupo) e Pessoas sem rendimentos (Média do grupo). Os resultados apontam que a maioria dos bairros do município de Caruaru encontra-se em vulnerabilidade hidrossocial de moderada a muito alta, uma realidade que se assemelha a muitos municípios da região. Existe uma relação entre o acesso à água, a renda e escolaridade. Muitas pessoas não têm rendimentos, o que pode aumentar a dificuldade de acesso à água, assim, é primordial a redução dessas desigualdades, por meio da universalização do saneamento básico.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.