ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DA BARRAGEM DO RIO COCO (TO)
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.vi37.59186Resumo
A análise dos aspectos morfométricos de bacias hidrográficas é importante para compreender a dinâmica ambiental presente, sendo importante ferramenta para determinação dos níveis de utilização e restrição dos recursos disponíveis. O presente estudo teve como foco o mapeamento e identificação das características da Bacia Hidrográfica da Barragem do Rio Coco, que tem importante papel no abastecimento de água da cidade de Paraíso do Tocantins. Foram utilizadas ferramentas de sistemas de informação geográfica para mapear e caracterizar a bacia. Os resultados mostraram que a bacia não é susceptível a enchentes por possuir forma mais alongada, o que faz com que a água precipitada atinja o exutório em tempos diferentes, que a bacia tem elevada aptidão para reflorestamento, o que impacta o uso e ocupação do solo, visto que cerca de 83% da bacia é coberta por Mata Ciliar e Vegetação Nativa.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.