URBANIZAÇÃO DISPERSA E A TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM NATURAL:ESTUDO DE CASO SOBRE A DISPERSÃO URBANA NA BACIA DO RIO CUIÁ, NA CIDADE DE JOÃO PESSOA – PB, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i28.45185Resumo
O fato das cidades assumirem a forma espacial dispersa e fragmentada tem implicado na ocupação de extensas áreas de seu território e a modificação da paisagem natural. Essa forma contemporânea de ocupação urbana resultou numa série de impactos econômicos, sociais e, sobretudo, ambientais. A cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, ao longo das últimas quatro décadas, apresentou grande crescimento, mas de forma dispersa, fragmentada e excludente. À vista disso, o presente artigo por meio da utilização de mapeamentos que representam a expansão urbana na bacia, bem como a elaboração da classificação de uso do solo da bacia provenientes de cenas do satélite LANDSAT, permitiu a identificação dos os impactos ambientais decorrentes do processo de urbanização sobre uma das maiores bacias do município de João Pessoa, a bacia do rio Cuiá. A expansão da mancha urbana, no período de 1970 a 2013, demonstrou que o modelo de urbanização dispersa estabelecido na cidade, provocou o comprometimento dos elementos naturais presentes na referida bacia, como a poluição dos recursos hídricos, impermeabilização do solo e, principalmente, a supressão e degradação das áreas verdes, reduzidas em 42% durante o período citado.Downloads
Referências
FISHMAN, ROBERT. Bourgeois utopias: the rise and fall of suburdia. New York: Basic Books, 1987. In: SILVA, Lúcia Sousa e, A cidade e a floresta: o impacto da expansão urbana sobre áreas vegetadas na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação e Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo, 2013.
GALVÃO, Roberta Fontan Pereira. Expansão urbana e proteção ambiental em metrópoles brasileiras, 1980-2010. São Paulo, 2011.
GARREAU, J. Edge City: Life on the New Frontier. New York: Doubleday, 1991.
INDOVINA, F. La Cittá diffusa.Venezia: DAEST, 1990.
LAVIERI, João; LAVIERI, Maria Beatriz Ferreira. Evolução da Estrutura Urbana Recente de João Pessoa: em direção a seletividade na ocupação do Espaço – 1960/1986. Textos UFPB/NDIR, n.º 29, 1992.
MASCARÓ, Juan Luis. Desenho urbano e custos de urbanização. D. C. Luzzatto Ed., 1989.
MIRANDA, L.I.B.Produção do espaço e planejamento em áreas de transição rural-urbana: o caso da Região Metropolitana do Recife-PE. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Pernambuco. CAC Desenvolvimento Urbano, 2008.
MOLFI, P.R.A urbanização e os impactos ambientais em Palmas: O caso do Jardim Aureny III. Dissertação (Mestrado) -Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, 2009.
NUCCI, J. C. & CAVALHEIRO, F. Cobertura vegetal em áreas urbanas – conceito e método. GEOUSP n.6, 1999, p.29-36.
OJIMA, Ricardo. Dimensões da urbanização dispersa e uma proposta metodológica para estudos comparativos. Revista brasileira de estudos populacionais, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 277-300, jul./dez, 2007.
OLIVEIRA, J.L.A. Uma contribuição aos estudos sobre a relação transporte e crescimento urbano: O caso de João Pessoa.(Dissertação) Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2006.
PASSOS, L. A.; SILVEIRA, F.A.; PITA, A. L. L. R.; BRAGA, C.F.C.; SILVEIRA, J.A.R. Processo de expansão versus sustentabilidade urbana: reflexão sobre as alternativas de deslocamento na cidade de João Pessoa - PB. Revista Brasileira de Gestão Urbana (Brazilian Journal of Urban Management), v. 4, n. 1, p. 47-59, jan./jun. 2012.
REIS FILHO, N. G. Notas sobre a urbanização dispersa e novas formas de tecido urbano. São Paulo: Via das Artes, 2006.
RIBEIRO, E.L.; SILVEIRA, J.A.R. Cidade expandida: O fenômeno do sprawl urbano e a dinâmica de segregação sócio especial. AU. Arquitetura e Urbanismo, v. 24, p. 74-78, 2009.
SILVA, G. J. A.; ROMERO, M. A. B. Cidades sustentáveis: uma nova condição urbana a partir de estudos aplicados a Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso, Brasil. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 253-266, jul./set. 2013.
SILVA, L. M. T. Forma Urbana e Cotidiano na Evolução de João Pessoa - PB. Saeculum (UFPB), João Pessoa - PB, v. 1, n. 3, p. 161-186, 1997.
SPOSITO, M.E.B. Novos conteúdos das periferias urbanas das cidades médias do Estado de São Paulo, Brasil. Investigaciones Geográficas, Cidade do México, n. 54, p. 114 -139, ago., 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.