DISCUSSÃO CRÍTICA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE BIOLOGIA PARA A PRÁTICA SOCIAL?

Autores

  • Aiany Ruth Silva de Assis UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i21.27910

Resumo

O artigo propõe discutir o papel que a Educação Ambiental enquanto prática educativa presente nos discursos acadêmicos, visando minimizar os problemas ambientais decorrentes, possibilitando a ampliação dos conhecimentos do papel ecológico da escola no contexto contemporâneo. A pesquisa busca novos caminhos para compreender como está sendo trabalhada a Educação Ambiental nas escolas e a contribuição do ensino de Biologia. O artigo propõe abordar a temática baseado na vivência no ambiente escolar com subsídios nos referenciais teóricos. A Educação Ambiental no ensino formal pode levar os alunos a terem mudanças de comportamentos, de maneira a sensibilizá-los quanto aos problemas ambientais que pode comprometer a vida das futuras gerações de humanos. Ações voltadas para a preservação, conservação e recuperação do ambiente podem contribuir para o crescimento socioambiental, questão de educação para o ambiente, uma abordagem multidisciplinar. Todo o quadro pedagógico das escolas pode contribuir para a promoção da EA, área do conhecimento que abrange todos os níveis de ensino, incluindo o nível não-formal, com a finalidade de sensibilizar a população para os cuidados ambientais.

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Biografia do Autor

Aiany Ruth Silva de Assis, UFG

Mestranda em Geografia

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Publicado

2013-12-31

Como Citar

SILVA DE ASSIS, Aiany Ruth. DISCUSSÃO CRÍTICA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE BIOLOGIA PARA A PRÁTICA SOCIAL?. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 21, 2013. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i21.27910. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/27910. Acesso em: 4 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos