EGISLAÇÃO AMBIENTAL NA PRODUÇÃO DE ARROZ IRRIGADO DA REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ – SC
DOI:
https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i8.25931Palavras-chave:
Rizicultura, preservação permanente, legislação ambientalResumo
Este trabalho teve como objetivo promover uma avaliação ambiental e enquadramento da rizicultura na legislação ambiental. A região de estudo compreende o Alto Vale do Itajaí estado de Santa Catarina onde além do arroz predominam as culturas do fumo, cebola e milho. O sistema de cultivo do arroz é o irrigado com cultivo “Pré-germinado”. São diversas as vertentes de opiniões referentes a esse assunto, porém, sem levar em consideração a realidade in loco. O cultivo do arroz ocorre principalmente em áreas de baixadas próximo aos rios e cursos d’água devido as condições de relevo e grande disponibilidade de água. São utilizados vários agrotóxicos que contaminam as águas e o meio ambiente. Aproximadamente 16% do total da área cultivada com arroz ocupam Áreas de Preservação Permanente – APP. Em certos municípios 90% das áreas de preservação permanente são ocupadas com o cultivo de arroz. Necessário se faz um trabalho de educação ambiental e esclarecimentos sobre normas e condutas balizadas por resoluções que preservem o meio ambiente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
WILLEMAN, Neimar Francisco; BECEGATO, Valter Antonio; FIGUEIREDO, Olívia Aparecida Rodolfo. EGISLAÇÃO AMBIENTAL NA PRODUÇÃO DE ARROZ IRRIGADO DA REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ – SC. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 8, p. 01–15 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i8.25931. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25931. Acesso em: 4 fev. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.