UTILIZAÇÃO DE GEOPROCESSAMENTO PARA DEMARCAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE, EM UMA MICRO BACIA DO RIO POMBA, NO MUNICÍPIO DE CATAGUASES (MG)
DOI:
https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i8.25926Palavras-chave:
Geoprocessamento, Áreas de Preservação Permanente, SustentabilidadeResumo
Utilizando técnicas em Geoprocessamento, o presente trabalho teve como intuito, o mapeamento das Áreas de Preservação Permanente (APP) ao longo de uma micro bacia hidrográfica, situada na bacia do Rio Pomba, na porção SW do município de Cataguases (MG) tendo como base legal a resolução n° 303 do CONAMA de 20 de março de 2002. A cobertura vegetal na área da bacia, antes de sua alteração, se dava por “Floresta Estacional Semidecidual”, suas águas são utilizadas ao longo da área, por varias atividades econômicas, entre a quais se pode destacar a agropecuária, indústria de móveis, polpa de frutas, irrigação, geração de energia elétrica, abatedouros e mineração. O mapemanento das APPs é de grande importância ecológica e social, tendo em vista o intuito de preservar a bio-diversidade, qualidade das águas interiores, mitigação da energia erosiva, além de ser importante para a manutenção da qualidade de vida e do desenvolvimento humano e das cidades, posto que está intimamente ligado a sustentabilidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SOUSA, Daniel Vieira de; BENEVENUTO, Leonardo Felipe; SOUSA NETO, Wilson Mendonça de. UTILIZAÇÃO DE GEOPROCESSAMENTO PARA DEMARCAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE, EM UMA MICRO BACIA DO RIO POMBA, NO MUNICÍPIO DE CATAGUASES (MG). Geoambiente On-line, Goiânia, n. 8, p. 01–12 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i8.25926. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25926. Acesso em: 4 fev. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.