ELEMENTOS DE COMPOSIÇÃO URBANA DE JATAÍ E SEUS DESAFIOS PARA A QUALIDADE SÓCIOAMBIENTAL
Resumen
A migração de pessoas das zonas rurais para áreas urbanas tem alterado a dinâmica populacional, impactando significativamente o ambiente urbano. Em Jataí, Goiás, esse fenômeno foi impulsionado pela agricultura mecanizada, especialmente na produção de soja e milho, e pelo crescimento de estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços. O rápido processo de urbanização transformou Jataí em uma cidade média, enfrentando desafios como infraestrutura sobrecarregada, segregação espacial e degradação ambiental. A metodologia incluiu a coleta de dados urbanos através de literatura, observações cotidianas, imagens de satélite e informações cartográficas da prefeitura. O estudo revelou que Jataí possui uma rede de infraestruturas básicas, como sistema de esgoto, energia, água, bueiros, áreas verdes e zonas de lazer. No entanto, foram identificados pontos críticos que afetam a qualidade de vida, demandando estratégias de mitigação baseadas em uma compreensão precisa dos desafios urbanos locais. Conclui-se, portanto, que há a necessidade de uma compreensão aprofundada dos desafios urbanos locais para o desenvolvimento de estratégias eficazes de mitigação, fundamentadas em informações precisas sobre a realidade urbana.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.