ANÁLISE MULTITEMPORAL DA SUSCETIBILIDADE À PERDA DE SOLO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO PARAÍSO, NO MUNICÍPIO DE JATAÍ (GO)
Resumen
A utilização de modelos matemáticos na análise integrada da paisagem tem sido cada vez mais frequente, sendo a Equação Universal de Perda de Solo (USLE) um dos modelos mais utilizado no mundo na compreensão dos processos erosivos em diversos ambientes. O objetivo desse estudo foi estimar as perdas de solo na bacia hidrográfica do Ribeirão Paraíso, em Jataí (GO). Observou-se pouca variação em relação às perdas de solo entre os anos de 2010 a 2020, uma vez que os tipos de uso no cenário da bacia se encontram bastante consolidados em atividades agropecuárias. Assim, a capacidade de erosividade (R) no ambiente em questão foi classificada como Média e Alta ao longo dos anos de 2000 a 2020; da mesma forma, o grau de erodibilidade dos solos foi maior para o Cambissolo Háplico Distrófico, com fator K de 0.047 t/ha MJ-1 mm-1, enquanto o Latossolo Vermelho Distrófico apresentou fator K de 0.028 t/ha MJ-1 mm-1. As perdas de solos consideradas Grave e Muito Grave localizam-se nas regiões leste, sudeste e, principalmente, sul. Como se trata de uma bacia contribuinte do rio Claro, fonte de abastecimento da população de Jataí, exige-se a implementação de práticas conservacionista e preservacionista em tal ambiente hidrológico.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.