FRAGILIDADES NA IMPLEMENTAÇÃO E MONITORAMENTO DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ACENTUAM A INSATISFAÇÃO DAS COMUNIDADES ATINGIDAS PELOS ROMPIMENTOS DAS BARRAGENS EM MARIANA E BRUMADINHO, MINAS GERAIS

Autores/as

Resumen

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram propostas internacionalmente criadas com a finalidade de promover um futuro sustentável. Porém, fragilidades na implementação e fiscalização dos ODS podem resultar em lacunas que comprometem o progresso e a eficácia de sua implementação. Diante dos desastres ambientais ocorridos na última década em Minas Gerais, entende-se que a falta de rigor na aplicação dos ODS pode intensificar impactos negativos, colocando em risco comunidades e ecossistemas vulneráveis. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar a percepção de comunidades, direta e indiretamente, impactadas pelos rompimentos das barragens de Fundão (Mariana, 2015) e Barragem I da Mina Córrego do Feijão (Brumadinho, 2019) quanto à aplicabilidade dos ODS pelas empresas mineradoras em questão. Foram aplicados questionários de percepção ambiental a 80 voluntários provenientes das localidades de Gesteira, Barra Longa, Brumadinho, Córrego do Barro, MG. Observou-se insatisfação das comunidades quanto a aplicação dos ODS, especialmente em relação ao ODS “Água limpa e saneamento”. Em suma, concluiu-se que as comunidades afetadas pelos rompimentos nos municípios de Mariana e Brumadinho não reconhecem a aplicação das ODS em suas localidades, tornando crucial o comprometimento dos diversos grupos de stakeholders para garantir a implementação dos ODS nessas regiões e promover uma reconstrução sustentável.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo de Tarso Amorim Castro, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor titular na Universidade Federal de Ouro Preto onde atua no ensino de graduação em Engenharia Geológica e no programa de Pós-graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais. É professor permanente no Programa de Pós-graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Meio Ambiente, da Universidade Estadual de Feira de Santana, BA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em geologia e meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: Quadrilátero Ferrífero, impactos socioambientais da mineração, sistemas aluviais, geoconservação e geoética.

Archivos adicionales

Publicado

2024-12-22

Cómo citar

MACHADO, Bianca Alves Almeida; CASTRO, Paulo de Tarso Amorim. FRAGILIDADES NA IMPLEMENTAÇÃO E MONITORAMENTO DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ACENTUAM A INSATISFAÇÃO DAS COMUNIDADES ATINGIDAS PELOS ROMPIMENTOS DAS BARRAGENS EM MARIANA E BRUMADINHO, MINAS GERAIS. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 50, 2024. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/76864. Acesso em: 3 feb. 2025.