CRIMES AMBIENTAIS NO PARQUE NACIONAL DO PAU BRASIL E NA SUA ZONA DE AMORTECIMENTO NO PERÍODO DE 2011 A 2021

Autores/as

Resumen

Os crimes ambientais são ações consideradas lesivas ao meio ambiente. O objetivo desta pesquisa foi identificar e caracterizar os crimes ambientais que ocorreram no Parque Nacional do Pau Brasil (PNPB) e em sua Zona de Amortecimento (ZA), no período de 2011 a 2021, visando subsidiar tomadas de decisão para a gestão do Parna e conservação da biodiversidade local. Realizou-se uma revisão bibliográfica, pesquisa documental, consulta a dados secundários e relatos dos agentes dos órgãos de fiscalização ambiental, no período de agosto de 2022 a março de 2023. Para identificação dos crimes ambientais verificou-se os registros que descreveram os mesmos, como os Autos de Infração (AIs) lavrados pela polícia ambiental da região, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Os dados foram analisados a partir do método estatístico descritivo. Verificou-se a ocorrência de 247 crimes ambientais, sendo 31 no PNPB e 216 na ZA. Predominou os crimes contra a flora (37,25%). Os distritos de Vale Verde, Arraial D’ajuda, Trancoso e Vera Cruz foram constatados como áreas críticas de ocorrência dos crimes ambientais na ZA do PNPB, onde os esforços de fiscalização devem ser concentrados. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bianca Rocha Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Michele Barros de Deus Chuquel da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Gabriela Narezi, Universidade Federal do Sul da Bahia

Pós-doutora em Ciências com ênfase em Ecologia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP). Professora efetiva do Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCAM) e coordenadora do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica Pau Brasil (NEA Pau-Brasil) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Valter Antonio Becegato, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Geologia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor associado da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Archivos adicionales

Publicado

2023-08-26

Cómo citar

ROCHA MARTINS, Bianca; SILVA, Michele Barros de Deus Chuquel da; NAREZI, Gabriela; BECEGATO, Valter Antonio. CRIMES AMBIENTAIS NO PARQUE NACIONAL DO PAU BRASIL E NA SUA ZONA DE AMORTECIMENTO NO PERÍODO DE 2011 A 2021. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 46, 2023. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/76649. Acesso em: 14 nov. 2024.