AVALIAÇÃO QUALITATIVA DOS NÍVEIS DE CONTAMINAÇÃO POR ELEMENTOS POTENCIALMENTE TÓXICOS NA BACIA DO RIBEIRÃO SANTO ANTÔNIO EM IPORÁ-GO
Resumen
Este artigo teve como principal objetivo avaliar a concentração de EPTs nos solos da bacia hidrográfica do Ribeirão Santo Antônio – GO e inferir sobre os níveis de contaminação. Os elementos potencialmente tóxicos (EPTs) avaliados foram: Zinco, Cobre, Mercúrio, Níquel, Cádmio e Chumbo. Para isto, utilizou-se a Resolução CONAMA n° 420/2009, o Índice de Geoacumulação (Igeo) e o Fator de Contaminação (FC). Como resultados constatou-se que o Cd apresentou contaminação dos solos por apresentar valores superiores as concentrações estipuladas pela classe de investigação. Os EPTs Ni e Pb indicam possíveis níveis de prevenção conforme o uso da terra. O Igeo e CF demonstram níveis de contaminação na BHRSA em relação ao EPT Cd. Com isto, pôde-se concluir que a bacia em questão apresenta níveis de concentração de EPTs nos solos, que podem afetar a biota existente, como também, alterar a qualidades das águas dos corpos hídricos.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.