AVALIAÇÃO QUALITATIVA DOS NÍVEIS DE CONTAMINAÇÃO POR ELEMENTOS POTENCIALMENTE TÓXICOS NA BACIA DO RIBEIRÃO SANTO ANTÔNIO EM IPORÁ-GO

Autores/as

Resumen

Este artigo teve como principal objetivo avaliar a concentração de EPTs nos solos da bacia hidrográfica do Ribeirão Santo Antônio – GO e inferir sobre os níveis de contaminação. Os elementos potencialmente tóxicos (EPTs) avaliados foram: Zinco, Cobre, Mercúrio, Níquel, Cádmio e Chumbo. Para isto, utilizou-se a Resolução CONAMA n° 420/2009, o Índice de Geoacumulação (Igeo) e o Fator de Contaminação (FC). Como resultados constatou-se que o Cd apresentou contaminação dos solos por apresentar valores superiores as concentrações estipuladas pela classe de investigação. Os EPTs Ni e Pb indicam possíveis níveis de prevenção conforme o uso da terra. O Igeo e CF demonstram níveis de contaminação na BHRSA em relação ao EPT Cd. Com isto, pôde-se concluir que a bacia em questão apresenta níveis de concentração de EPTs nos solos, que podem afetar a biota existente, como também, alterar a qualidades das águas dos corpos hídricos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daiane Ferreira Batista, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Geografia com ênfase na "Organização do Espaço nos Domínios do Cerrado Brasileiro", pela UFG Jataí (2018). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, UFG, Jataí (2016). Licencia em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás - UEG, Iporá (2014). Atuação nos seguintes temas: Educação - Ensino de Humanidades (Geografia, História, Sociologia e Filosofia), Pesquisas Científica - em Geomorfologia, Dinâmica Fluvial, Qualidade Hídrica, Solos e Sedimentos de Bacias Hidrográficas, com enfase em metais pesados e parâmetros limnológicos.

João Batista Pereira Cabral, Universidade Federal de Jataí

Graduado em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1994). Mestre em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Rio Claro (2001). Doutor em Geologia pela Universidade Federal do Paraná (2006). Pós-Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal de Jataí, Editor Chefe da revista científica Geoambiente On-line, pesquisador na área de Geociências com ênfase em Geografia Física e Geologia Ambiental, atuando principalmente nas linhas de pesquisa: Recursos Hídricos (Índice de Qualidade da Água e Índice de Estado Trófico); Aspectos Hidroclimáticos; Hidrossedimentologia; Geotecnologias Aplicada ao Estudo de Bacias Hidrográficas e Recursos Hídricos.

Archivos adicionales

Publicado

2023-05-13

Cómo citar

BATISTA, Daiane Ferreira; PEREIRA CABRAL, João Batista. AVALIAÇÃO QUALITATIVA DOS NÍVEIS DE CONTAMINAÇÃO POR ELEMENTOS POTENCIALMENTE TÓXICOS NA BACIA DO RIBEIRÃO SANTO ANTÔNIO EM IPORÁ-GO. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 45, 2023. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/75804. Acesso em: 14 nov. 2024.