NOVOS OLHARES SOBRE O PROCESSO HISTÓRICO DE CRIAÇÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS NO MUNDO: OS DISCURSOS DISSONANTES E AS CATEGORIAS DA IUCN
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.i41.69267Resumen
Áreas protegidas são territórios criados com o objetivo de garantir a manutenção da biodiversidade. Desde a criação das primeiras áreas protegidas até hoje os significados a ela atribuídos foram se modificando, sendo o processo histórico de criação desses territórios tema bastante consolidado no meio acadêmico. Este artigo busca levantar novas perspectivas sobre a evolução da instituição de áreas protegidas no mundo, pontuando que tal processo não se deu de forma linear, mas sim por meio da incorporação de diversos discursos dissonantes e historicamente construídos, que se expressam nas diversas categorias da IUCN. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica. Durante o artigo foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os marcos históricos da criação de áreas protegidas e as transformações nas sensibilidades ambientais vinculadas a esse processo. Foram identificadas 5 correntes do pensamento ambientalista: preservacionismo romântico, conservacionismo, desenvolvimento sustentável, movimento por justiça ambiental e conservação da biodiversidade. Nossas análises apontam como cada uma das 5 categorias de áreas protegidas da IUCN reflete uma ou mais dessas correntes do pensamento ambientalistas aqui identificadas.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.