PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE COMUNITÁRIOS DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) DO RIO CURIAÚ, AMAPÁ, AMAZÔNIA, BRASIL: INSTRUMENTO DE CONSERVAÇÃO E GESTÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.i40.67539Resumen
A APA do Rio Curiaú foi criada pelo Governo do Estado do Amapá (Lei nº 0431/1998) com o objetivo de mitigar os impactos ambientais causados pela expansão urbana da capital do estado, Macapá, bem como conservar os recursos naturais presentes na área da, então conhecida, vila do Curiaú. Este estudo buscou reconhecer a percepção ambiental dos moradores da APA do Rio Curiaú como instrumento de sensibilização para a conservação e gestão da biodiversidade, verificando os conflitos e limitações in loco. Dados foram coletados com 49 famílias das comunidades de “Curiaú de dentro” e “Curiaú de fora”, utilizando formulários estruturados, observação participante, contatos individuais e registros fotográficos. Os resultados demonstram que atividades ilegais ocorrem na área, associados a pesca e caça predatória ou atividades ligadas ao desmatamento feitas, majoritariamente, por atores sociais do entorno ou externos a APA. A ausência de instrumentos educativos aliados a inércia do poder público tem resultado em interferências humanas nos limites daquela região, causando uma série de impactos em curto, médio e longo prazo. Persiste, assim, a necessidade de uma gestão mais comprometida com a fiscalização ambiental e com o engajamento comunitário, visando informar, sensibilizar, estimular e promover ações e instrumentos participativos para a conservação da biodiversidade local.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.