SISTEMAS ATMOSFÉRICOS E SÍNTESE DOS PADRÕES SINÓTICOS EM EPISÓDIOS DE INUNDAÇÕES URBANAS EM CHAPECÓ/SC (1990-2019)
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.i39.67475Resumen
Pesquisas anteriores realizadas em Chapecó, no oeste do estado de Santa Catarina, demonstraram que inundações urbanas são frequentes, sobretudo, devido às mudanças hidrológicas promovidas pelas alterações no uso e cobertura da terra decorrente da urbanização. Contudo, para além dos aspectos que envolvem as modificações nas rotas da água impostas pelo meio urbano, a dinâmica climática ainda é um fator preponderante como indutor das chuvas que causam excedente hídrico nos sistemas de drenagem. É neste sentido que se insere o presente trabalho que visa analisar os sistemas atmosféricos atuantes em episódios de inundações urbanas relatadas em manchetes de jornais locais (1990-2019). Nesses trinta anos foram computados 76 episódios de inundações urbanas, desencadeados por três sistemas atmosféricos: frentes, cavados e instabilidades convectivas. A partir da análise individual e em conjunto dos sistemas atmosféricos foi possível discriminar 10 tipologias simplificadas dos padrões sinóticos associados às inundações urbanas em Chapecó.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.