O USO DAS GEOTECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NA ANÁLISE AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE JATAÍ GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.i38.63586Resumen
Resumo – As geotecnologias têm ocupado espaço no cenário mundial de forma a se expandir em diversas ciências, principalmente as que se preocupam com questões ambientais. As geotecnologias são importantes na realização de tarefas enquanto geográficas, e vem sendo aplicadas por profissionais atuantes na área. Portanto, o objetivo principal deste trabalho foi verificar quais são as principais geotecnologias utilizadas como ferramenta de auxílio na análise ambiental no município de Jataí-Goiás, Brasil. Como metodologia utilizada, baseamos no levantamento bibliográfico e na pesquisa em campo por meio de banco de dados espaciais. Incidimos também na obtenção de dados primários por meio de levantamento in loco em empresas e instituições públicas e privadas, para isso houve a aplicação de um questionário semiestruturado. Como resultado notamos que as geotecnologias mais utilizadas na análise ambiental em Jataí são: GNSS, Estação Total, Nível, Drone, Ploter, Bússola, Teodolito, Google Earth PRO, ArcGIS, AutoCAD, Topograph, MetricaTOPO, Qgis, Spring, Track Maker, DataGeosis e TopoEVN. Nos sites levantados em relação ao uso do banco de dados por meio das Geotecnologias estão entre os principais: SIEG, INPE, INMET. Concluímos, que as geotecnologias utilizadas como ferramenta de auxílio na análise ambiental são de suma importância para a eficácia dos trabalhos realizados no monitoramento ambiental.
Palavras-chave: Informações espaciais, agilidade, profissionais.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.