EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CHAVE DA MITIGAÇÃO DE CONFLITOS E PROTEÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO CERRADO

Autores/as

  • Pollyana de Godoy Borges Universidade Federal de Goiás
  • Frederico

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.vi37.63214

Resumen

As Unidades de Conservação (UC) são uma alternativa para auxiliar na coexistência de recurso naturais, avanços tecnológicos e crescimento populacional. Apesar dos benefícios, essas áreas protegidas passam por desafios com relação à população humana que vive em seu entorno. Esse estudo visa esclarecer como a percepção da população pode influenciar em conflitos com uma UC, com foco em áreas protegidas instaladas em Goiás e Distrito Federal, utilizando publicações científicas entre os anos de 2010 e 2020. Juntas, essas duas Unidades Federativas possuem 146 UC’s catalogadas, porém existe uma escassez de produções científicas que avaliam a relação comunidade / UC nessas áreas, sendo que a maioria dos estudos são em UC’s de interesse turístico ou próximo de cidades maiores. Os estudos analisados denotam resultados em comum, por exemplo, o nível de desinformação da população em relação à UC e a falta de sentimento de pertencimento ao local, sendo essas a chave para o surgimento de conflitos. Esse resultado reforça a ideia de que os estudos de educação ambiental devem ser formulados com base na realidade local, trabalhando as percepções equivocadas de cada grupo dentro da mesma comunidade.

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Publicado

2020-07-03

Cómo citar

DE GODOY BORGES, Pollyana; FREDERICO. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CHAVE DA MITIGAÇÃO DE CONFLITOS E PROTEÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO CERRADO. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 37, p. 126–145, 2020. DOI: 10.5216/revgeoamb.vi37.63214. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/63214. Acesso em: 14 nov. 2024.