DIAGNÓSTICO DAS MATAS CILIARES URBANAS DE VOTUPORANGA/SP: LEVANTAMENTO DA VEGETAÇÃO EXÓTICA INVASORA
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.vi37.57255Resumen
Espécies vegetais exóticas invasoras são plantas introduzidas em um novo ambiente, que se adaptam e se estabelecem, passando a se reproduzir e exercer dominância, afastando ou extinguindo espécies nativas, ocasionando a perda da biodiversidade. O objetivo neste trabalho foi diagnosticar a situação das matas ciliares da sub-bacia do Marinheirinho em Votuporanga/SP, bem como identificar e quantificar as espécies exóticas e as exóticas invasoras arbóreas. Foram avaliadas 56 áreas amostrais de forma a abranger frações de matas ciliares de todos os córregos da sub-bacia do Marinheirinho em sua área urbana. Concluiu-se que todos os córregos se encontram assoreados, com a mata ciliar degradada devido a ocorrência de erosão, criação de equídeos, bovinos e suínos, plantio de hortaliças e frutíferas, resíduos sólidos e assentamentos indevidos. O estado de regeneração da vegetação é inicial em grande parte das áreas, sendo 47% das árvores com mais de 2 m de altura nativas, 9% exóticas e 44% invasoras, havendo também braquiária em muitas delas. Além disso, duas espécies exóticas, a leucena e o ipê-de-jardim, foram encontradas em 90% das áreas, caracterizando um quadro de invasão biológica e perda da biodiversidade, o que torna necessário a implantação de políticas públicas e a atuação dos órgãos competentes.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.