MAPEAMENTO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E O CONFLITO COM ÁREAS DE USO DA TERRA, CATALÃO (GO)
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i35.56956Resumen
Este estudo trata de avaliar o conflito entre o uso e a cobertura da terra em Áreas de Preservação Permanente (APPs) no município de Catalão (GO), considerando critérios estabelecidos pela legislação brasileira. Depois de consultar e analisar todo o aparato legal ambiental, utilizou-se de procedimentos realizados no SIG QGIS para mapear as APPs, a delimitação das faixas marginais de APPs de declividade, topo de morro, drenagem, nascentes, barramentos e veredas conforme a largura, obtidos no mapa de APPs. Para quantificar e avaliar as áreas em conflito, foi realizada a álgebra de mapas, a sobreposição do uso da terra e o mapa de APPs. De acordo com o mapeamento das APPs elaborado da área total, a classe denominada cobertura vegetal nativa apresentou a porcentagem de 75,94%, sendo as maiores áreas com práticas inadequadas de uso da terra que geraram conflito representadas pelas classes de pastagens (13,33%) e de culturas agrícolas (8,43%), confirmando-se como as parcelas mais extensas no processo de antropização (juntas somam 24,6%). A redução das áreas de vegetação nativa em APPs causa fragmentação de fragmentos importantes, que também dificulta ou impossibilita a formação de corredores ecológicos, a manutenção da qualidade ambiental de todo ecossistema e o suprimento de água ao município.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.