DOENÇAS (RE) EMERGENTES EM CINCO CIDADES DA REGIÃO SUL DO CARIRI CEARENSE, 2013 A 2017: PERFIL SOCIOAMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i34.54669Resumen
As doenças infecciosas, tanto doenças emergentes como reemergentes, têm um impacto enorme na Saúde Pública, nos cuidados de saúde, na macroeconomia e na sociedade. A disponibilidade de opções para controlar e prevenir o aparecimento ou reaparecimento e expansão de agentes patogênicos requerem uma avaliação contínua. O sarampo é uma doença infectocontagiosa febril, aguda, de transmissão respiratória, sendo ainda, em algumas partes do mundo, uma das principais causas de morbimortalidade entre a população de crianças menores de 5 anos de idade. A rubéola, doença exantemática aguda, de etiologia viral, apresenta alta transmissibilidade, tem sua importância epidemiológica relacionada à Síndrome da Rubéola Congênita (SRC), podendo acarretar em inúmeras complicações causando a morte fetal e diversos defeitos congênitos. O objetivo deste artigo é analisar os casos dessas duas patologias na região de Juazeiro do Norte, Barbalha, Caririaçu, Granjeiro e Jardim – estado do Ceará, que ocorreram no período de 2013 a 2017. Os dados foram coletados por meio do site Sistema de Notificações de Agravos (SINAN/NET), utilizando ainda artigos científicos e boletins epidemiológicos fornecidos pelo Ministério da Saúde. Foram verificados 14 casos suspeitos de doenças exantemáticas (9 de sarampo e 5 de rubéola), sendo que nenhum foi devidamente comprovado. No decorrer da pesquisa pode-se verificar a relação da eficácia da vacinação e da vigilância epidemiológica para fiscalizar e evitar o surgimento de novos surtos.
Descargas
Citas
BORBA, Rodrigo CN; VIDAL, Vinicius M.; MOREIRA, Lilian O. the re-emergency and persistence of vaccine preventable diseases. anais da academia brasileira de ciências, v. 87, n. 2, p. 1311-1322, 2015.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. nota técnica sarampo. brasília, df, 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. nota técnica rubéola. brasília, df, 2018
CABRAL, Cibelle Mendes et al. clinical-epidemiological description of live births with microcephaly in the state of sergipe, brazil, 2015. epidemiologia e serviços de Saúde, v. 26, n. 2, p. 245-254, 2017..
CARNEIRO, Rute Antonieta Freitas. doenças emergentes, respostas rápidas de prevenção. 2017. tese de Doutorado.
DA GUARDA, Kaliny Xavier; DA SILVA, Giuliana Thaíse Araújo; DE MOURA VILLELA, Edlaine Faria. panorama da cobertura vacinal brasileira com enfoque no município de jataí, goiás entre 2011 e 2015. revista de epidemiologia e controle de infecção, v. 8, n. 1.
DE CASTRO, Josiane Márcia; BORJA-CABRERA, Gulnara Patricia. avaliação da cobertura vacinal em menores de cinco em um município do leste de minas gerais. ensaios e ciência: c. biológicas, agrárias e da saúde, v. 21, n. 1, p. 36-41, 2017.
LEITE, Robério D.; BARRETO, Juliana LTMS; SOUSA, Anastácio Q. measles reemergence in ceará, northeast brazil, 15 years after elimination. emerging infectious diseases, v. 21, n. 9, p. 1681, 2015.
OLIVEIRA, Maria Isabel de et al. resurgence of measles virus in são paulo, brazil. revista do instituto de Medicina Tropical de São Paulo, v. 54, n. 2, p. 113-114, 2012.
POSFAY-BARBE, Klara M. infections in pediatrics: old and new diseases. swiss med Wkly, v. 142, n. JULY, p. 1-10, 2012.
VERONESI, Ricardo; FOCACCIA, Roberto - Tratado de Infectologia - 2 Volumes - 5ª Edição, Editora Atheneu, 2015.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.