DIAGNÓSTICO E ESPACIALIZAÇÃO DO RISCO AMBIENTAL APLICADO AO MANEJO DO LIXO DOMÉSTICO EM ITUIUTABA-MG
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i26.39996Resumen
Com o crescimento das cidades, a produção de lixo não apenas aumentou como o seu próprio descarte e tratamento passaram a ser temáticas relevantes no âmbito das discussões ambientais, tendo em vista o volume da produção e as consequências ambientais do seu manejo incorreto. Este estudo tem como objetivo diagnosticar as áreas de riscos ambientais aplicado ao descarte incorreto do lixo doméstico em Ituiutaba-MG. Os procedimentos metodológicos basearam-se em coleta e mapeamento de dados do Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, referente aos destinos de lixo domiciliar. O mapa de “Risco Ambiental aplicado ao manejo do lixo doméstico” foi criado com base na média simples dos dados anteriores citados. E a interpretação dos dados foi feita fundamentada em trabalho de campo e vivência dos pesquisadores. Conclui-se que em Ituiutaba-MG, as áreas de riscos ambientais de modo geral, corresponde ao perímetro periurbano. Diagnosticou-se que a população desta cidade está exposta a vários riscos ambientais de graves impactos, e muitas vezes ela é incapaz de responder corretamente a eles.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.