MAPEAMENTO DE ÁREAS POTENCIAIS À EROSÃO LAMINAR NO MUNICÍPIO DE TIBAU DO SUL/RN, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i24.34179Resumen
O presente artigo objetiva mapear a potencialidade à erosão laminar no município de Tibau do Sul/RN. Para isso, a metodologia adotada utiliza dados sobre erodibilidade dos solos, declividade e uso do solo para a geração de mapeamentos de áreas potenciais a erosão laminar. Os resultados mostraram que o município estudado apresenta predominância de áreas classificadas como de médio potencial à erosão laminar. No entanto, para uma melhor análise sobre os processos erosivos são essenciais metodologias que incorporem a ação dos ventos e do mar, tendo em vista a localização costeira da área estudada.
Descargas
Citas
AMARAL, R; ROSS, J.L.S. As unidades ecodinâmicas na análise da fragilidade ambiental do Parque Estadual Morro do Diabo e entorno, Teodoro Sampaio/SP. Geousp – Espaço e Tempo. n. 26, p.59-78, 2009.
GALETI, P. A. Conservação do Solo; Reflorestamento; Clima. Campinas: Instituto Campineiro de Ensino Agrícola, 1982.
GUERRA, J.T. O Início do Processo Erosivo. In: GUERRA, J.T; SILVA, A.S; BOTELHO, R.G.M (org). Erosão e conservação dos solos: conceitos, temas e aplicações. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
GUIMARÃES, R.Z; LINGNAU, C; RIZZI,N.E; SCHEICHI, R.G; BIANCHI, R.C. Espacialização da perda de solo por erosão laminar na microbacia do rio Campinas, Joinville/SC. Raega - O Espaço Geográfico em Análise, [S.l.], v. 23, p. 534-554, abr. 2011.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico 2010. IBGE: Rio de Janeiro, 2010.
INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (IPT). Orientações para o combate à erosão no estado de São Paulo, Bacia do Pardo Grande. São Paulo: IPT, 1990.
MAGALHÃES, R. A. Processos Erosivos e Métodos de Contenção. CEEB:Ouro Preto, 1995.
MIRANDA, J.G. Mapeamento geotécnico e estudo da susceptibilidade à erosão na bacia do Ribeirão Ponte de Pedra (MT). escala 1:100.000. 2001. 278 f. Tese (Doutorado em Geotecnia). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2005.
OLIVEIRA, F.F.G Aplicação das técnicas de geoprocessamento na análise dos impactos ambientais e na determinação da vulnerabilidade ambiental no litoral sul do Rio Grande do Norte. 2011. 250 f. Tese (Doutorado em Geociência e Meio Ambiente/UNESP). Universidade Estadual de São Paulo, Rio Claro/SP, 2011.
PEDROSA, A.S; ROCHA, E.A.V; RODRIGUES, S.C. Proposta de modelagem da suscetibilidade a erosão laminar. Um estudo de caso na bacia do Ribeirão Vai-vem (GO). Brasil. Revista Geonorte. v.2, n.4, p.1707-1720, 2012.
PINESE JÚNIOR, J.F; CRUZ, L.M; RODRIGUES, S.C. Monitoramento de erosão laminar em diferentes usos da terra, Uberlândia-MG. Sociedade e Natureza. v.20.n.2, p.157-175, 2008.
SALOMÃO, F.X.T. Controle e Prevenção dos Processos Erosivos. In: Guerra, J.T; Silva, A.S; Botelho, R.G.M (org). Erosão e conservação dos solos: conceitos, temas e aplicações. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
TRICART, J. Ecodinâmica. Rio de Janeiro: IBGE, 1977.
WISCHMEIER, W. H.; SMITH, D. D. Predicting rainfall erosion losses: a guide to conservation planning. Washington, DC: USDA, 1978.
XAVIER, F.V; CUNHA, K.L; SILVEIRA, A; SALOMÃO, F.X.T. Análise da suscetibilidade à erosão laminar na bacia do rio manso, Chapada dos Guimárães, MT, utilizando Sistemas de Informações Geográficas. Revista Brasileira de Geomorofologia. V.11. n.2, p.51-60, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.