SUBSÍDIO À GESTÃO AMBIENTAL: DESCRIÇÃO FISIOGRÁFICA E ANÁLISE FUNCIONAL DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO CEARÁ

Autores/as

  • Sérgio César de França Fuck Júnior Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

DOI:

https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i10.25953

Palabras clave:

gestão ambiental, descrição fisiográfica, bacia hidrográfica

Resumen

As atividades humanas aproveitam-se das potencialidades do suporte biofísico natural e geram impactos sobre o mesmo, num sistema dinâmico e contínuo que “produz” o espaço geográfico. Assim, como parte da gestão ambiental, os tomadores de decisão necessitam de informações sobre o ambiente biofísico e as atividades humanas referentes às potencialidades, usos e degradações das águas e do meio ambiente de suas unidades ecológicas, como suporte técnico ao planejamento e manejo dos recursos hídricos e ambientais e como base de informações à população em geral. E um dos princípios básicos que têm sido adotados para o gerenciamento dos recursos hídrico-ambientais é o da bacia hidrográfica como unidade de planejamento e atuação, sendo o Estado do Ceará composto por onze bacias hidrográficas, cujas características básicas são aqui descritas, baseadas em estudo bibliográfico e observações de campo. E, conhecendo-se estas características regionais, as ações podem tornar-se mais proveitosas e sustentáveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sérgio César de França Fuck Júnior, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Possui Graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará, 1998 (curso iniciado na Universidade Federal do Paraná), e Mestrado Acadêmico em Geografia pela UECE, 2002. Tem experiência em algumas áreas, com ênfase em Geografia Regional - Urbana e Rural, Hidrogeografia e Geotecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento territorial, recursos hídricos, geoprocessamento, políticas públicas.

Cómo citar

FUCK JÚNIOR, Sérgio César de França. SUBSÍDIO À GESTÃO AMBIENTAL: DESCRIÇÃO FISIOGRÁFICA E ANÁLISE FUNCIONAL DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO CEARÁ. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 10, p. 01–31 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i10.25953. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25953. Acesso em: 14 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos