INTEGRAÇÃO DE DADOS GEOAMBIENTAIS NO ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE SOLOS COM TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENT

Autores/as

  • Valter Antonio Becegato Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Olívia Aparecida Rodolfo Figueiredo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • João Batista Pereira Cabral Campus Jataí da Universidade Federal de Goiás
  • Leandson Roberto Fernandes Lucena Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte-EMPARN
  • Sílvio Luís Rafaeli Neto Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i7.25921

Palabras clave:

Geoprocessamento, relevo, drenagem, solos

Resumen

Este trabalho foi conduzido com o objetivo de avaliar a correlação entre as variáveis: níveis de cinza das bandas 3, 4 e 5 do sensor TM/Landsat-5, modelo numérico de elevação e comprimentos dos canais de drenagem de 1ª , 2ª , 3ª, e 4ª ordens. A área de estudo situa-se na Região metropolitana de Curitiba-PR, entre as coordenadas 666000m a 669000m de longitude oeste e 7158200m a 7163600m de latitude sul. Os dados foram coletados de células georreferenciada (observações) de 150 x 150m. Gerou-se através da análise de agrupamentos, gráficos em forma de dendrogramas que após interpretados, possibilitaram a separação de grupos de indivíduos. Tais dados combinados com produtos de transformações IHS/RGB das imagens TM/Landsat-5, modelo numérico de elevação e drenagem, viabilizaram a separação de unidades fisiográficas, as quais, após verificações de campo, possibilitaram discriminar diferentes tipos de solos. Os resultados permitiram concluir que a metodologia de análise multivariada em ambiente de SIG, através da integração de dados multifonte, foi eficiente para a discriminação de solos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valter Antonio Becegato, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (1998) e doutorado em Geologia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo de impacto ambiental (EIA/Rima), geofísica amplicada ao meio ambiente, solos e água.

Cómo citar

BECEGATO, Valter Antonio; FIGUEIREDO, Olívia Aparecida Rodolfo; CABRAL, João Batista Pereira; LUCENA, Leandson Roberto Fernandes; NETO, Sílvio Luís Rafaeli. INTEGRAÇÃO DE DADOS GEOAMBIENTAIS NO ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE SOLOS COM TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENT. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 7, p. 01–19 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i7.25921. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25921. Acesso em: 14 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos