ESTUDO DA VARIABILIDADE PLUVIOMÉTRICA NO EXTREMO NORTE DO ESTADO DE MATO GROSSO ENTRE OS ANOS DE 1990 A 1996
DOI:
https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i7.25918Palabras clave:
Precipitação, variabilidade pluviométrica, ChuvaResumen
A precipitação é entendida como toda água proveniente do meio atmosférico que atinge a superfície terrestre. Ela ocorre sob as formas pluviais (chuva), de granizo e de neve. O objetivo principal deste trabalho foi analisar a variabilidade pluviométrica no extremo Norte do Estado de Mato de Grosso ocorrido no período de 1990 a 1996, identificando os municípios que tiveram mais e menos acúmulos pluviométricos nesta região do estado, com posterior geração de mapas de isoietas através de técnicas de interpolação. Observando-se os mapas de isoietas de 1990 a 1996, identificou-se que, preferencialmente, as chuvas ocorreram em maior quantidade nas porções Norte e Oeste da área de estudos. Contudo nas porções Sul e Leste, foram registrados os menores índices pluviométricos, com exceção apenas para os anos de 1992 e 1993, onde se registrou as maiores somas. Evidenciou-se também que a porção Sul, sempre se registrou as menores somatórias pluviométricas ao longo da série estudada. Notou-se que os regimes anuais pluviométricos se comportaram de forma bem variável ao longo do período estudado.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
SOUSA, Romário Rosa de; ROSA, Deocleciano Bittencourt; NASCIMENTO, Lucelma Aparecida; LIMA, Paulo Roberto Menezes. ESTUDO DA VARIABILIDADE PLUVIOMÉTRICA NO EXTREMO NORTE DO ESTADO DE MATO GROSSO ENTRE OS ANOS DE 1990 A 1996. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 7, p. 01–19 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i7.25918. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25918. Acesso em: 14 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.