CONSIDERAÇÕES SOBRE A POTENCIOMETRIA DO AQÜÍFERO BARREIRAS E A INFLUÊNCIA DA ESTRUTURAÇÃO REGIONAL NESSE CONTEXTO – SETOR DA BACIA DO RIO PIRANGI-RN
DOI:
https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i7.25914Palabras clave:
Aqüífero Barreiras, controle estrutural, mapa potenciométricoResumen
A estruturação regional, caracterizada nas direções preferenciais NW, NE e E-W, aproximadamente, mostrou-se exercer forte influência nos mais diversos aspectos do contexto do Aqüífero Barreiras no litoral do nordeste brasileiro. Estas influências foram evidenciadas sob diversos aspectos, com base nas análises de dados geológicos e hidrogeológicos, sobretudo no que diz respeito à geometria do aqüífero, na forma de variações bruscas de espessuras saturadas provocadas por falhamentos. As evidências dessa estruturação no mapa potenciométrico são representadas por inflexões ou mudanças bruscas no espaçamento das equipotenciais. Neste caso, verifica-se a associação de aumentos locais de espessuras saturadas decorrente da estruturação regional com maiores distanciamentos dessas equipotenciais, configurando o incremento da transmissividade.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
LUCENA, Leandson Roberto Fernandes de; BECEGATO, Valter Antônio; CABRAL, João Batista Pereira. CONSIDERAÇÕES SOBRE A POTENCIOMETRIA DO AQÜÍFERO BARREIRAS E A INFLUÊNCIA DA ESTRUTURAÇÃO REGIONAL NESSE CONTEXTO – SETOR DA BACIA DO RIO PIRANGI-RN. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 7, p. 01–11 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i7.25914. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25914. Acesso em: 14 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.