ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURRÍCULOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS ENGENHARIAS NA UFERSA, MOSSORÓ-RN, BRASIL
Abstract
Este trabalho tem como objetivo avaliar, por meio de estudo de caso, a inserção da temática educação ambiental em sete cursos de graduação em engenharia da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), campus sede, localizado em Mossoró-RN. A metodologia foi dividida em duas etapas, análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos e documentos institucionais para levantamentos de ações de ensino, pesquisa e extensão referentes à temática ambiental em geral e educação ambiental especificamente, além da aplicação de questionário com docentes dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs). Foi verificado que os cursos de engenharia não possuem em seus Projetos Políticos Pedagógicos de Cursos (PPCs) componente curricular de educação ambiental. Tanto a área ambiental como a educação ambiental especificamente são pouco abordadas nas ações de pesquisa e de extensão. Os docentes que atuam nos NDEs dos cursos, afirmaram compreender a importância da educação ambiental para a formação profissional das engenharias, porém essas percepções não refletem uma prática educativa integrada, contínua e permanente. Para a promoção de uma visão sistêmica e interdisciplinar dos problemas ambientais, considerando as dimensões ecológicas, sociais, econômicas, políticas, culturais e éticas dos futuros engenheiros, é importante considerar a inserção da educação ambiental na formação profissional e aprimoramento da qualidade dos cursos
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