MECANISMOS DE RESISTÊNCIA E SOBREVIVÊNCIA INSTITUCIONAL DAS ORGANIZAÇÕES POPULARES DE RECICLAGEM DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Abstract
As Organizações Populares de Reciclagem (OPR) desempenham um papel relevante para a sociedade porque evita poluição ambiental, gastos financeiros e promove emprego para catadores(as) de materiais recicláveis. Todavia, enfrentam desafios que dificultam seu desempenho, entre eles, a exclusão e invisibilidade de programas de incentivo. Diante disso, buscou-se investigar como as OPRs do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, mantêm-se frente à participação em programas de logística reversa ou apoio de instituições externas. Para isso foi realizado um levantamento das OPRs e encaminhados questionários eletrônicos. Assim, buscou-se o contato de 131 OPRs, resultando em 80 retornos. Foi possível perceber que a maioria das organizações conhecem o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e tiveram contato com universidades e incubadoras para aquisição de subsídios. Contudo, a maior parte das OPRs não participam de programas de logística reversa. Esse estudo pode servir de base para perceber a dinâmica de subsistência destas OPRs. Por fim, recomenda-se a participação dos órgãos públicos em parceria com outras organizações para o fortalecimento institucional das OPRs, em combate a exclusão e invisibilidade desses trabalhadores.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.