PANORAMA DAS ORGANIZAÇÕES POPULARES DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Abstract
O incentivo à estruturação de Organizações Populares de Reciclagem - OPRs torna-se fundamental para melhorias socioambientais regionais, além de prevenir uma série de gastos públicos e poluição ambiental. Contudo, é necessário compreender as realidades regionais e dinâmicas dessas organizações. Diante disso, esse trabalho buscou realizar um diagnóstico das OPRs existentes no estado do Rio Grande do Sul. Para isso, buscou-se informações sobre as mesmas na internet e através de lideranças dessas organizações, posteriormente foi aplicado um formulário eletrônico com perguntas fechadas sobre as OPRs. Assim, foi possível identificar 90 OPRs, dessas, 80 participaram da pesquisa, sendo 46 cooperativas e 34 associações. As OPRs localizam-se em 44 municípios com a estimativa de participação de 1.950 catadores(as) atuando nessas organizações. No geral, elas estão bem consolidadas com mais de 11 anos no mercado e constituem-se na maioria das vezes por mulheres, ocupando cargos de liderança. Além disso, as cooperativas se destacaram em termos de estrutura, consolidação e conhecimento de instrumentos de planejamento ambiental necessários para o fomento da reciclagem local.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.