GOVERNANÇA AMBIENTAL E REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO AMBIENTAL EM MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA 2012 - 2022
Abstract
O objetivo geral deste artigo é sistematizar e avaliar a revisão de literatura sobre os estudos que tratam de governança e regulação de serviços de saneamento ambiental em municípios de pequeno porte. Assim, os objetivos específicos são analisar a evolução e as tendências da produção científica sobre os temas; apresentar uma visão da produção científica por meio da análise de rede. Esta pesquisa apresenta contribuição teórica para os estudos da governança nas cidades acerca dos desafios da água, ou seja, ao avançar sobre os resultados de Koop et al (2017), investigando a existência de relações teóricas entre governança e regulação de serviços de saneamento. A pesquisa caracteriza-se por ser exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa. Foi utilizada a base de periódicos científicos nacionais e internacionais indexados no portal de periódicos CAPES e o software VOSviewer para efetuar a análise de palavras-chave. A revisão sistemática de literatura seguiu o modelo de Snyder (2019) estruturado por etapas. Dentre os resultados, foram encontrados 5.124 estudos, sendo que 302 estudos (6%) apresentaram relações teóricas entre os constructos estudados dentro do período compreendido da pesquisa, entre 2012 e 2022. Por fim, o estudo fornece discussões e sugestões relacionadas ao desenvolvimento teórico, metodológico e futuras pesquisas.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.