ANÁLISE DA RELAÇÃO DA PRECIPITAÇÃO E DO FOGO NOS CASOS DE OCORRÊNCIAS DA FAUNA SILVESTRE NO DISTRITO FEDERAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.i44.72242Abstract
As atuações antrópicas sobre o Cerrado têm repercutido nas espécies silvestres que buscam abrigo, alimentação, refúgio e água nas áreas modificadas. O presente artigo visa analisar os dados de resgate de animais silvestres nas áreas alteradas do Distrito Federal, relacionando-os aos regimes pluviométricos e de risco de fogo entre 2018 e 2019. O método estatístico utilizado foi a correlação de Spearman, que tem por objetivo medir o grau de correlação entre variáveis. Os resultados obtidos evidenciam que anfíbios e mamíferos foram mais resgatados e que os resgates possuem relação direta com o período chuvoso do recorte do trabalho. Em 2018, as classes menos resgatadas durante o período com maior risco de fogo foram os anfíbios e os répteis, cujos resultados indicam correlações inversas e moderadas. Os dados mostraram que os resgates ocorrem em épocas de maiores disponibilidades de recursos e atividades das espécies. A análise das ocorrências de resgate de fauna indica que espécies com alto grau de ameaça de extinção, estão isoladas em remanescentes autóctones no Cerrado, sendo relevante mencionar que algumas espécies não toleram as características das áreas antropizadas (Mergus octosetaceus; Lontra longicaudis). Para superar o grau de incerteza relacionado a baixa significância estatística, são necessárias mais pesquisas para ajudar no processo de tomada de decisão frente aos conflitos estabelecidos no meio.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.