PRÁTICAS CONSERVACIONISTAS E RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA POR VOÇOROCA EM UMA PROPRIEDADE RURAL, NO MUNICÍPIO DE REGENTE FEIJÓ (SP)
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.i40.69189Abstract
As áreas degradadas por voçorocas exigem a adoção das práticas conservacionistas, visando sua recuperação. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo apresentar e analisar os resultados de uma parceria entre pesquisadores, autores desta pesquisa, poder público e agricultores familiares, para mitigar os impactos de uma voçoroca instalada em uma propriedade rural, localizada no noroeste do município de Regente Feijó (SP), por meio das práticas conservacionistas. Os trabalhos de campo, realizados entre 2015 e 2017, o monitoramento de precipitação, entre julho de 2015 e julho de 2016, além da análise das imagens de satélite do Google Earth, entre 2015 e 2020, permitiram verificar a expansão da voçoroca e avaliar os resultados das práticas conservacionistas implementadas na área. A intervenção mecânica, mediante o aterramento da voçoroca, a construção de bacias de captação e terraços em toda a área, a posterior adoção das práticas edáfica (calagem do solo) e vegetativa (semeadura de gramíneas), garantiram a estabilização da voçoroca e seu entorno ao longo do período de análise. Portanto, apesar da grande alteração da paisagem e dos altos custos, a intervenção mecânica, desde que associada às práticas edáficas e vegetativas, pode ser adotada em áreas declivosas e em estágio avançado de degradação.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.