ENSAIO ACERCA DA DESCOLONIALIDADE DO SUJEITO DE CONHECIMENTO MODERNO ATRAVÉS DAS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS DE LUGAR E TERRITÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.i40.68824Abstract
Na filosofia e nas ciências modernas o sujeito do conhecimento é neutro, não está no mundo concreto, não tem lugar. Geografizar o sujeito de conhecimento, revelar seu lugar de enunciação e posicionamento territorial é um movimento que destrona a suposta neutralidade e revela o eurocentrismo inerente aos saberes hegemônicos. Descolonizar o sujeito de conhecimento a partir de categorias geográficas possibilita a compreensão dos processos emergindo da concretude, dos exemplos dos lugares, que revelam sobre si e sobre o todo. Se cada lugar possibilita perspectivas singulares, o saber emana de múltiplas fontes e o intelectual precisa ser consciente da sua limitação perante a infinidade epistêmica, para permitir a ecologia dos saberes. Este ensaio busca traçar um panorama do processo de descolonialidade dos sujeitos de conhecimento e relacioná-lo às categorias geográficas de Lugar e Território.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.