SANEAMENTO BÁSICO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.i41.68723

Abstract

O saneamento básico é um assunto de grande relevância no contexto da saúde pública. Observa-se, atualmente, que a pandemia causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 fortalece a necessidade do fornecimento de serviços de saneamento essenciais à população, e a disponibilização de água tratada mostra-se ainda mais importante, sendo vista como forma de enfrentamento dos impactos decorrentes da situação atual. O objetivo do estudo é identificar ações de enfrentamento no tocante à proteção financeira da população no fornecimento do serviço de saneamento básico para mitigar o alastramento da Covid-19. Para atender ao objetivo deste estudo o método adotado é de natureza aplicada, pois possibilita gerar conhecimentos a partir da realidade estudada. Neste estudo os dados foram coletados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, do Instituto Trata Brasil e do Ministério da Saúde. Os resultados revelam que as ações adotadas pelas companhias responsáveis pela prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário durante a pandemia de Covid-19, como por exemplo a criação de mecanismos de proteção financeira – suspensão do corte por inadimplência ou isenção da cobração da tarifa social são fundamentais para ampliar o acesso a tais serviços neste cenário. Somado a isso, intervenções de curto prazo na forma de flexibilidade ou isenção dos pagamentos das tarifas de água e esgoto para as pessoas em situação de vulnerabilidade, contribuem para manter o abastecimento ininterrupto e evitar maior propagação do vírus por falta de condições básicas de higiene.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Denise Helena Lombardo Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Campinas, São Paulo, Brasil

Doutorado em Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sustentabilidade, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Eduard Prancic, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Campinas, São Paulo, Brasil

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos.

Professor da Faculdade de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Campinas-São Paulo/Brasil.

Published

2021-12-08

How to Cite

SUGAHARA, Cibele Roberta; FERREIRA, Denise Helena Lombardo; PRANCIC, Eduard. SANEAMENTO BÁSICO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 41, 2021. DOI: 10.5216/revgeoamb.i41.68723. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/68723. Acesso em: 4 feb. 2025.