ANÁLISE MULTITEMPORAL DA CONFLUÊNCIA DOS RIOS SOLIMÕES E NEGRO NO PERÍODO DE 2008 A 2018
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.i39.65273Abstract
Esta pesquisa trata de uma análise multitemporal que objetiva evidenciar a intensidade das alterações geomorfológicas verificadas no perímetro compreendido entre Costa do Rebojão, Ilha do Xiborena e Costa da Terra Nova, trecho onde ocorre o encontro das águas dos rios Solimões-Negro e Amazonas nas proximidades da cidade de Manaus, no período de 2008 a 2018. A análise temporal foi proveniente do sensoriamento remoto utilizando as imagens de satélite Landsat (5 e 8), que permitiu analisar a intensidade dos processos de erosão e deposição. A intensidade e dinâmica do rio Solimões movimenta grande carga de sedimentos em fluxo intenso, provocando erosão em áreas de margens que recebem este fluxo de forma perpendicular, onde localiza-se a Costa do Rebojão. Parte desta carga de sedimentos é depositada mais a jusante, nas bordas do rio Amazonas. A pesquisa permitiu concluir que ocorreram mudanças significativas na morfometria da área de estudo, em particular na inflexão do ângulo da confluência.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.