A TERRITORIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA CAPITALISTA EM RIO VERDE -GO
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.i38.64655Abstract
O presente trabalho tem como objetivo analisar os efeitos da territorialização da agricultura capitalista em Rio Verde-GO, com recorte espacial para a Bacia Hidrográfica do Ribeirão Abóbora, na compreensão dos reflexos sociais, ambientais e econômicos. Para tanto, realizou-se primeiramente um levantamento teórico sobre a questão agrária brasileira e, posteriormente, a aquisição de dados secundários, junto ao IBGE, e dados primários, mediante entrevistas com o secretário municipal de agricultura. A territorialização da agricultura no município de Rio Verde é compreendida hoje como um processo extremamente homogeneizador e concentrador de riquezas, levando a uma marginalização dos agricultores familiares e, ao mesmo tempo, ao uso excessivo dos recursos naturais, comprometendo a biodiversidade e a qualidade dos recursos hídricos locais. A proposta de “modernização das atividades agrícolas” foi baseada unicamente no crescimento econômico, levando a uma insustentabilidade social e ambiental, com desigualdades socioespaciais e diferentes disputas territoriais locais.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.