IDENTIFICAÇÃO DE POTENCIAIS FONTES DE POLUIÇÃO DA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DO ENCANTO/RN

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.i38.63359

Abstract

Em decorrência da disposição de resíduos inadequados ocasionados por vazadouros a céu aberto causarem diversos impactos aos compartimentos ambientais e à saúde pública, o presente trabalho teve por objetivo avaliar as possíveis fontes poluidoras pontuais da microbacia hidrográfica do rio do Encanto (MBHRE), no estado do Rio Grande do Norte. Para avaliação desse cenário identificou-se fontes poluidoras fixas, como vazadouros a céu aberto e pontos de descarga de efluentes líquidos não tratados dos municípios de Encanto, Doutor Severiano, São Miguel, Coronel João Pessoa e Venha-Ver que compõem a MBHRE. Posteriormente, mediante utilização de sonda multiparâmetro fez-se medições de parâmetros físico-químicos no manancial público do Encanto/RN, visando analisar a qualidade destes conforme legislação vigente. Com isso, pode-se verificar os efeitos adversos sobre os compartimentos ambientais em que ambos os municípios analisados, considerou-se uma localização inadequada de seus vazadouros devido à proximidade de corpos hídricos e da rede drenagem, tal como as condições de declividade do local. Além disso, embora as medições físico-químicas realizadas não apontarem alterações evidentes na qualidade da água do reservatório, torna-se de imprescindível uma investigação mais detalhada.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Wagner Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil, wagnerbandeira2010@hotmail.com

Possui graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido(2016), graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido(2018) e ensino-medio-segundo-graupela EEFM Senador Fernandes Távora(2010). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Engenharia Ambiental.

Joel Bezerra, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil, joel.medeiros@ufersa.edu.br

Possui graduação em Engenharia Agrícola & Ambiental pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2006-2010); Especialista em Licenciamento Ambiental em Petróleo e Gás Onshore pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN (2011-2013); Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2011-2013); Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2013-2016). Atualmente é Professor Adjunto C da Universidade Federal Rural do Semi Árido; Docente do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental & Sanitária; Pró-Reitor Adjunto de Extensão e Cultura da UFERSA. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente, com ênfase em Engenharia e Manejo de Água e Solo; Geociências; Recursos Hídricos e Ambientais, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas de Pesquisa e Extensão universitária: Manejo e conservação de água e solo; Licenciamento Ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental, Modelagem ambiental e Mitigação e Controle Ambiental, Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Alana Rêgo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil, alana_ticiane10@hotmail.com

Possui graduação em Ciência e Tecnologia (2013 - 2018) e em Engenharia Ambiental e Sanitária (2018 - 2020) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN - UERN). Integra o Grupo de Estudos em Saneamento Ambiental no Semiárido (ESAS - UFERSA). Seus interesses em pesquisa incluem: Recursos Hídricos, Percepção Ambiental, Saneamento Ambiental e Geoprocessamento.

Published

2020-10-30

How to Cite

SILVA, Wagner; BEZERRA, Joel; RÊGO, Alana. IDENTIFICAÇÃO DE POTENCIAIS FONTES DE POLUIÇÃO DA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DO ENCANTO/RN. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 38, p. 38–61, 2020. DOI: 10.5216/revgeoamb.i38.63359. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/63359. Acesso em: 14 nov. 2024.