CARACTERIZAÇÃO E MAPEAMENTO DE PROCESSOS EROSIVOS EM ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO DE REBOUÇAS (PR)
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.i38.63291Abstract
O presente artigo resulta do estudo dos fatores envolvidos em processos erosivos na localidade rural de Bugio, município de Rebouças, estado do Paraná, onde predominam atividades relacionadas a fumicultura. Foram consideradas duas vertentes com características topográficas distintas, com a intenção de compará-las para identificação dos fatores responsáveis pelos processos erosivos, bem como sua intensidade. A pesquisa foi amparada por análise bibliográfica, processamento de bases cartográficas e interpretação de imagens de satélite em software de geoprocessamento. Foram elaborados mapas de uso e ocupação do solo para os anos de 2008, 2012 e 2016, cuja análise, com auxílio de trabalhos de campo, permitiu constatar que os processos erosivos se iniciam a partir dos sulcos derivados dos caminhos de maquinários que entrecruzam as propriedades rurais analisadas, e sua magnitude varia conforme as características topográficas do terreno.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.