A MÚSICA SERTANEJA NA PERSPECTIVA GEOGRÁFICA: A CIDADE, SUAS RAÍZES, FUSÕES CULTURAIS E O TEMPO DE LAZER
A CIDADE, SUAS RAÍZES, FUSÕES CULTURAIS E O TEMPO DE LAZER
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.vi36.63041Abstract
Este manuscrito visa apresentar alguns conceitos e reflexões sobre a temática “música sertaneja” na perspectiva geográfica, associar a abordagem teórica à importância de artistas e músicos populares de Gouvelândia, Goiás, Brasil e destacar os conteúdos musicais de sujeitos de diferentes classes sociais para trazer, como resultado, um perfil social, econômico e cultural dos cidadãos que se envolvem com a música nesse lugar. Para a construção desse trabalho, foram fundamentais o levantamento de referencial teórico, os trabalhos de campo, a aplicação de questionários, as entrevistas informais e o trabalho de gabinete, ao adotar os métodos qualitativo e quantitativo de pesquisa. Dentre os principais resultados, notou-se que 80% dos músicos de Gouvelândia/GO que foram entrevistados são oriundos do campo; 70% são do sexo masculino; 40% têm entre 50 e 64 anos de idade; 47% tocam violão; e 50% aprenderam a cantar ou a tocar por incentivo dos familiares. Vale ressaltar que o grupo de músicos surgiu na cidade em 2010, com a criação da emissora de rádio FM para valorizar a musicalidade sertaneja e os músicos do lugar.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.