COMPOSIÇÃO E SIMILARIDADE FLORÍSTICA DE UM FRAGMENTO DE CAATINGA EM SERGIPE, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.i38.62909Abstract
Este estudo foi realizado com o objetivo de analisar a composição florística do componente arbustivo-arbóreo em um fragmento de Caatinga pertencente à fazenda São Pedro, no município de Porto da Folha-SE, e verificar suas relações florísticas com outras áreas compostas por esta formação vegetacional. As coletas foram realizadas, em trilhas pré-existentes, nas bordas e no interior, durante 12 meses, visando conhecer a composição florística de toda a área de estudo. Foram selecionadas 34 áreas de Caatingas, distribuídas em estados com esta composição vegetacional para analisar a similaridade florística. Foram identificadas 69 espécies, distribuídas em 57 gêneros e 26 famílias botânicas. A similaridade florística entre o fragmento estudado e outras formações vegetacionais do Semiárido nordestino e Norte de Minas Gerais variou entre 2% e 34%. A análise de agrupamento resultou na formação de quatro grandes grupos (A, B, C e D) a 12,34% de similaridade, mostrando nítida separação entre o fragmento estudado, que está inserido no embasamento do cristalino, com as áreas instaladas em bacia sedimentar, sugerindo a existência de uma flora particular para cada uma dessas áreas.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.