RELAÇÃO ENTRE O USO DA TERRA E VARIÁVEIS LIMNOLÓGICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IBICUÍ DA ARMADA-RS
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.vi37.61714Abstract
O presente trabalho teve como objetivo analisar a relação entre variáveis limnológicas e diferentes modelos de usos da terra na bacia hidrográfica do Rio Ibicuí da Armada, RS. A metodologia consistiu em utilizar imagens do sensor MSI a bordo do satélite SENTINEL 2 para gerar os mapas de uso da terra. As classes de uso da terra foram definidas como: Área Antrópica Agrícola, Área descoberta, Área Florestal, Vegetação Campestre, Água e Área urbana. As variáveis limnológicas analisadas foram: potencial hidrogeniônico, total de sólidos em suspensão e turbidez. Para a aquisição dos dados limnológicos foram realizadas 2 missões de campo nos meses de novembro de 2018 e março de 2019, em 2 pontos amostrais localizados no sistema hídrico da bacia hidrográfica do rio Ibicuí. Os mapas de uso da terra mostraram modificações entre os meses analisados, principalmente em áreas agrícolas pois a área de estudo tem na agropecuária sua base econômica. As fases agrícolas influenciaram nas variáveis limnológicas pH, TSS, Turbidez. Dessa forma, os resultados do presente trabalho ressaltam a importância de que a análise do ambiente hídrico considere o contexto do uso da terra na bacia hidrográfica.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.