FITOGEOMORFOLOGIA DO CORREDOR ECOLÓGICO DO VALE DO RIO PACOTI – CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i35.60814Abstract
O objetivo deste trabalho é apresentar a distribuição das tipologias fitofisionômicas do corredor ecológico do rio Pacoti e as relações existentes dessa organização com o relevo. Esta análise se baseou em trabalhos anteriores realizados na área, procurando integrar com a identificação realizada em campo. Como resultados, observamos que a área possui formações vegetacionais fortemente influenciadas por fatores edáficos, em consequência da variação do relevo e da litologia do substrato rochoso. As principais unidades fitofisionômicas encontradas na área foram: Mata de Várzea, que se localiza na planície fluvial do rio Pacoti; Mata de Tabuleiro, relacionada às áreas de tabuleiros pré-litorâneos; Caatinga, que se encontra sobre as superfícies de aplainamento sertanejas; Mata Seca, que ocupa espacialmente as encostas altas e cristas residuais da Vertente Oriental do maciço de Baturité, assim como a Mata Úmida, que se apresentae a partir da cota 600m do referido maciço.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.